O sistema de freio é interligado com o sistema de admissão do motor para auxílio do mecanismo de acionamento do pedal. O sistema de admissão trabalha sempre em depressão (pressões abaixo da pressão atmosférica)
Esta depressão atua no sistema de freio fazendo com que o pedal de acionamento necessite uma carga menor vindo do condutor. Quando o motor que não conta com start/stop é desligado, o sistema de freio deixa de ter a depressão, encontrada no sistema de admissão, atuando em seus componentes.
Nesta hora o pedal fica duro e a força necessária para o acionamento é muito alta, em muitos casos é comum que o condutor não freie a tempo e cause um acidente. Ao desligar o veículo, o condutor está assumindo uma situação de risco e culpa, caso algum acidente venha a acontecer.
Apesar de se encontrar no trânsito com as vias em baixas velocidades médias, o tempo de reação para alguma anormalidade deve ser baixo e com o veículo desligado este tempo de reação passa a ser infinito, a partir do momento que uma situação de risco ocorre em questão de milissegundo.