ㅤ
Vibração no volante é um problema muito comum e pode ser originado por diversos fatores como: suspensão, direção, freio, transmissão, motor ou até mesmo decorrente da falta ou excesso de pressão nos pneus. A seguir, listamos as principais causas deste problema.
ㅤ
Falta de balanceamento e alinhamento
ㅤ
A falta do balanceamento das rodas e alinhamento de suspensão com regularidade, faz com que o veículo perca a distribuição correta de peso e os ângulos de suspensão característicos das rodas com o decorrer do uso do carro, perdendo o alinhamento e aumentando as folgas no sistema de suspensão e direção, fazendo com que o volante trepide em altas e baixas velocidades dependendo do tempo que o veículo ficou sem a manutenção.
ㅤ
Recomenda-se que o balanceamento e alinhamento sejam feitos a cada 10.000 km.
ㅤ
Defeitos na suspensão
ㅤ
Na maioria das vezes o problema é causado por defeito nos amortecedores (um dos componentes mais solicitados do veículo) na qual a constante de amortecimento sofre uma alteração, comprometendo o funcionamento correto da suspensão.
ㅤ
A alteração na função do amortecedor, pode decorrer de diversos fatores, além da peça em si. O conjunto é formado por dezenas de peças compostas de borracha: buchas, batentes, suportes, bandejas, coxins, coifas, etc. Estes elementos sofrem fadiga no dia a dia, sendo responsáveis pela absorção de impactos e é essencial que estejam com sua manutenção em dia, evitando folgas nas partes móveis da suspensão.
ㅤ
Outro fator que mais gera trepidações são as folgas no aperto dos componentes da suspensão. Por fim, a mola também pode gerar vibrações na suspensão quando o material perde sua constante elástica devido sua solicitação e fadiga.
ㅤ
Pressão dos pneus
ㅤ
A falta de pressão nos pneus ou pressão fora das especificações do fabricante faz com que o pneu se desgaste irregularmente, esse desgaste irregular contribui para que o atrito entre o pneu e o asfalto gere vibrações no conjunto.
ㅤ
Essa vibração se origina quando as partes menos desgastadas (maior atrito) entram em contato com o solo freando o movimento da roda, logo em seguida a parte mais desgastada (menos atrito) entra novamente em contato com o solo deixando o movimento da roda livre, criando um ciclo de atrito constante dos pneus com o solo, fazendo a direção vibrar.
ㅤ
Acionamento do freio
ㅤ
Isso ocorre devido a falta de alinhamento entre o disco e pastilha, pelo disco que pode estar empenado ou mesmo pela falta de aperto nos componentes do freio como pinça, pastilha e disco.
ㅤ
A falta de alinhamento entre os componentes transfere incorretamente a pressão das pastilhas sobre o disco, prejudicando a eficiência da frenagem e o sistema entra em ressonância gerando vibrações perceptíveis no volante do veículo.
ㅤ
Problemas na transmissão
ㅤ
Folga nas juntas homocinéticas ou mesmo, juntas quebradas, pode provocar problemas causando diferença nas rotações da saída do câmbio com as rodas, provocando trancos e até mesmo vibração no sistema que é posteriormente transferido a direção. As juntas homocinéticas podem criar folgas devido o ressecamento da borracha ou mesmo quando as coifas em mal estado permitem a passagem de poeira e água.
ㅤ
Rolamentos com defeito ou quebrados dificultam a rotação entre suas paredes, essa dificuldade de rotação gera vibrações que são transmitidas para o volante.
ㅤ
Problemas no motor
ㅤ
Problemas no motor também podem provocar vibrações no sistema de direção, porém, diferente dos demais problemas citados, este é mais difícil de ser detectado e pode ter diversas origens. Recomendamos que sejam feitas as manutenções programadas sempre, para evitar problemas com este e os demais componentes do veículo.