A suspensão de um automóvel é aquela responsável pela absorção de vibrações e choques das rodas, o que promove conforto àqueles que se encontram dentro do veículo, graças ao contato estabelecido entre as rodas e o solo. O conceito da suspensão veio das carroças puxadas por cavalos, e nesse caso, a carroçaria era suspensa sobre os eixos para poder “flutuar” sobre o eixo.
Os tipos de Suspensão
- Suspensão de eixo rígido:
É o sistema mais utilizado no eixo traseiro, e com as rodas (da direita e da esquerda) ligadas por um único eixo em que tudo o que acontece com a roda é refletida na outra.
- Suspensão independente:
Nesse tipo de suspensão, as rodas têm certa autonomia para se movimentar. Isso permite ao veículo melhor absorção na passagem por irregularidades. Geralmente ela vem no eixo dianteiro dos veículos mais novos e modernos a não ser em alguns modelos com tração nas quatro rodas (4×4) e nas picapes. Basicamente esse sistema se utiliza de uma mola e um amortecedor.
- Suspensão de eixo de torção
Esse sistema se parece com o da suspensão de eixo rígido, esse é um sistema barato, que une duas rodas traseiras em apenas um único eixo. No entanto, ela possui uma deflexão que confere uma maior estabilidade e conforto.
- Suspensão pneumática ou a ar
Esta é a suspensão utilizada em carros mais caros e ônibus, sendo pouco comum e funciona por meio de compressores e cilindros que mantêm a distância do solo, controlando assim a pressão do sistema.
Como identificar problemas
Listamos a seguir, os indícios de que a suspensão de seu carro pode estar com problemas.
- Ruídos que parecem chocalho, quando você passa por lugares esburacados ou lombadas;
- Vibração no volante, com sensação de tremor e dificuldades no controle;
- Manchas de óleo no local em que o carro está estacionado;
- Desgaste prematuro e irregular dos pneus;
- oscilação nos faróis dianteiros ou iluminação irregular.
Por isso é de extrema importância que você conheça o seu carro para perceber essas sutis alterações em seu funcionamento. O medida mais importante a se tomar nesses casos é levar seu veículo à um profissional imediatamente.