O mundo automobilístico está se reinventando cada vez mais e, as tecnologias para carros, aumentando ano após ano. Uma das inovações tecnológicas que se popularizou no mercado dos automóveis foi o sistema start-stop. Ele foi criado em 1970 para ajudar a economizar combustível e reduzir emissões, porém, só se popularizou a partir dos anos 2000.
Mas afinal, o que é esse sistema e como ele funciona? O sistema start-stop é responsável por desligar o motor do veículo de forma automática quando ele para e volta a ligá-lo assim que o motorista quiser se locomover de novo. Como foi dito anteriormente, o objetivo dessa técnica é ajudar a diminuir o consumo de combustível do automóvel e reduzir a emissão de gás carbônico no planeta.
O start-stop é parecido com o sistema de partida comum, porém, ele tem alguns diferenciais como, por exemplo, um motor de partida mais resistente e uma bateria mais forte capaz de aguentar um número maior de partidas. Também conta com uma central eletrônica que o controla, avisando quando é preciso desligar ou ligar o motor.
O sistema start-stop funciona da seguinte forma: quando a pessoa faz uma parada rápida com o veículo que está dirigindo, no semáforo por exemplo, o motor desliga automaticamente, cortando o funcionamento das velas e a injeção de combustível. Quando o motorista tira o pé do pedal de freio ou quando ele pisa no pedal de embreagem, o motor é religado. Diferente do que muitos pensam, o carro não morre. Esse sistema foi pensado para que o veículo ligue e desligue com facilidade (sem precisar virar a chave para que o motor volte a funcionar), além de ajudar a evitar trepidações e vibrações incômodas. Também não gasta a bateria. Outros benefícios desse sistema é que ele poupa combustível, pode ser desligado manualmente e também deixa o ambiente mais silencioso.
Existem alguns momentos, porém, que o start-stop não desliga o motor. São eles: bateria com baixo nível de carga, veículo em movimento, porta aberta ou cinto desafivelado, entre outros. Mas ao parar em uma ladeira, por exemplo, o sistema não desliga o motor para segurança do motorista e passageiros. Alguns carros possuem esse sistema e são bem comuns aqui no Brasil, como o Fiat Argo, Renault Logan e Jeep Compass.
Se você mora em cidades que tenham muitos engarrafamentos e quer poupar mais combustível, investir em um modelo com esse sistema pode valer muito a pena. Mas se onde você mora o trânsito é tranquilo, então talvez o investimento não compense.
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