ㅤ
Comprar um automóvel não é mais uma questão de luxo, mas, de necessidade! Por esse motivo, a busca pelo carro próprio vem crescendo ao longo dos anos. A procura maior é dentro do setor de veículos usados e seminovos. Preço baixo, economia na documentação e seguro mais barato, são alguns dos fatores que fazem o comprador preferir um carro de segunda mão. Mas, apesar de todos esses benefícios, se o carro não for bem cuidado, ele pode apresentar alguns problemas mais na frente.
ㅤ
A principal coisa que deve ser analisada, é a quilometragem do carro. E sabe por que? Além de estar ligada à durabilidade de um veículo, a quilometragem é, praticamente, o seu histórico de uso. O problema é que, para vender logo, muitos golpistas usam métodos que alteram as informações mostradas no painel do carro. Na maioria das vezes, eles diminuem a quilometragem e tiram os alertas de segurança. Além de aumentar o valor do carro, eles conseguem enganar o futuro comprador e colocar sua segurança em risco. Então, como saber se o carro teve a quilometragem adulterada ou não? Confira algumas dicas práticas e evite futuras dores de cabeças!
ㅤ
- Analisar toda a documentação:
É importante conferir a situação do carro nos órgãos oficiais, como o DETRAN. Assim você pode ver o ano de fabricação do modelo. Lá eles vão dar também o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). Esse documento informa sobre a cor do automóvel, placa, tipo de combustível que ele consome, potência e diversas outras informações. Nele você também fica sabendo se o carro foi pago por inteiro, ou seja, se o antigo dono deixou uma dívida pendente ou não.
ㅤ
- Conferir o manual do proprietário:
Provavelmente, o carro apesar de ser semi novo vai vir com o manual de instruções. É nesse manual que estão as revisões feitas no veículo. Se o procedimento tiver sido feito em concessionária, vai ter o carimbo. Se tiver sido feito em oficina, vai ter a nota fiscal. Assim, tem como você ver qual a quilometragem constava no carro quando foi realizado cada um desses procedimentos e as respectivas datas.
ㅤ
- Trocas de óleo:
Na maioria das vezes, quando o óleo do carro é trocado, a pessoa responsável coloca um adesivo dentro do veículo (ou no para-brisas) informando a quilometragem dele. Em muitos casos também, a nota fiscal dessas trocas fica no porta-luvas.
ㅤ
Depois de tudo isso, você também pode conferir os itens no interior do carro. Por exemplo: se os pedais, maçanetas e soleira das portas estiverem muito desgastadas, então isso pode dar um indício do verdadeiro tempo de uso do veículo. E fique atento: adulterar a quilometragem é crime! Então fique de olho nessas dicas, coloque em prática na hora de comprar seu carro usado e evite problemas futuros!
ㅤ
Curtiu a dica? Siga-nos no instagram @sosbateria para ficar por dentro de mais conteúdos como esse!