O número de novos motoristas vem crescendo constantemente ao longo dos anos. Com isso, o número de veículos nas grandes cidades aumenta e o fluxo de movimento das estradas e avenidas acaba ficando mais movimentado. Para a segurança de todos, tanto os motoristas quanto os pedestres, é preciso ter muito cuidado e ficar de olho nas leis de trânsito.
Por falar em trânsito, existe uma pergunta que é feita frequentemente pelos condutores de plantão e, principalmente, por quem tá tirando a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) agora: quem tem a preferência na rotatória? Pois é, primeiramente, vale explicar que as rotatórias são recursos da engenharia bastante comuns na cidade e que servem para dar mais fluidez e melhorar o fluxo nas estradas, além de dispensar o uso de semáforos. A primeira instalação de uma rotatória foi feita em Nova York, no ano de 1905.
Respondendo à pergunta anterior, a preferência na rotatória, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é de quem já estiver em circulação. Ou seja, se o motorista estiver parado, ele precisa esperar o que já está passando para em seguida poder prosseguir em seu caminho. Porém, se dois carros chegarem ao mesmo tempo, a preferência é de quem está à direita. Como a rotatória, normalmente, tem duas faixas, também é importante circular sempre na mesma, pois se você trocar enquanto dirige, pode acabar fechando outro veículo e gerar um grande acidente de trânsito. Se essas regras não forem cumpridas, o condutor está sujeito a levar multa.
Apesar disso, também é preciso prestar atenção aos sinais do DETRAN como, por exemplo, a placa obrigatória de “PARE” em frente a entroncamentos (encontro de duas vias de mão dupla). Outra placa para se ficar atento, é a de “DÊ A PREFERÊNCIA”. Ela se refere não só a outros veículos, mas, a pedestres também. Ou seja, entre na rotatória de forma devagar e preste atenção se não existe pessoas querendo atravessar a rua.
CURIOSIDADE: A maior rotatória do mundo fica localizada em Putrajaya, na Malásia, com 3,4 km de extensão.
Curtiu a dica? Siga-nos no instagram @sosbateria para ficar por dentro de mais conteúdos como esse!