A bateria de um veículo dura em média de 2 a 3 anos. Porém, muitas pessoas não sabem a hora ideal de trocá-la e, por isso, acabam passando por problemas como, por exemplo, tentar dar partida no carro de manhã cedo e ele não ligar. Por sorte, para evitar esses contratempos, a própria bateria dá alguns sinais de que está prestes a acabar. Apesar da manutenção ser barata e rápida, a maioria dos motoristas prefere trocar esse dispositivo logo.
E para que serve a bateria? Ela é um dispositivo que acumula energia em forma química e, quando o carro precisa, transforma em energia elétrica. É útil para dar partida no motor e manter alguns equipamentos ativos, como as luzes, rádio e alarmes. O carro estando ligado, é o alternador que alimenta a energia desses componentes. Por isso, é importante saber diferenciar os sintomas para saber se o problema é na bateria ou alternador (ou nos dois). Mas afinal, quais são esses sintomas? Continue lendo e confira!
Partida:
Quando a partida fica mais difícil, principalmente pela manhã e em climas frios, pode ser um sinal de que está chegando a hora de trocar a bateria. O motorista pode sentir o motor pesado e difícil para funcionar. Afinal, quanto mais nova ela está, mais fácil é para dar a partida. Então, quando vai ficando mais velha, mais demorado fica.
Luzes do painel:
Normalmente, quando o carro está desligado e o motorista gira as chaves apenas uma vez, as luzes acendem e ficam claras do mesmo jeito como se o veículo estivesse ligado. Mas se o painel estiver com as luzes fracas ou apagadas, então pode significar que a bateria precisa ser trocada. Afinal, na medida em que a bateria vai ficando velha, ela já não aguenta mais realizar funções simples como essa.
Sistemas elétricos:
Quando a bateria está perto de acabar, os sistemas elétricos do carro como, por exemplo, alarme, vidros elétricos, aquecedores e ar condicionado, começam a falhar. Ou seja, o desempenho despenca.
Ignição:
Quando o carro não quer pegar de maneira nenhuma e o motorista precisa recorrer a certas “gambiarras” para fazê-lo pegar, como a famosa “chupeta” (transferência da energia a partir de outro carro), então significa que a bateria morreu de vez.
Se você notar algum desses sintomas no seu carro e acha que a bateria está acabando, é só passar em alguma loja de baterias que na maioria das vezes eles fazem um teste elétrico grátis. Se você estiver dirigindo, e a bateria descarregar, você pode fazer uma chupeta. Muitas pessoas tentam fazer o carro pegar no tranco, porém, isso não é aconselhado pois pode danificar vários componentes.
Agora, se realmente a bateria tiver acabado, vários lojas de baterias contam com um serviço de motoboy que pode levar uma nova bateria até onde você está. É bom ficar atento também para não instalar uma nova bateria de modelo errado para seu carro, pois isso pode gerar problemas maiores para o sistema do veículo.
E lembre-se: procure sempre uma ajuda profissional! É raro o carro parar de funcionar do nada. Os sinais estão aí para fazer o motorista perceber que tem algo errado e fazer as alterações antes de adquirir problemas e maiores dores de cabeça.
Curtiu a dica? Siga-nos no instagram @sosbateria para ficar por dentro de mais conteúdos como esse!