O insulfilm é uma parte fundamental do carro. Além de proteger os passageiros contra a ação dos raios solares, ele também ajuda a reforçar o vidro do veículo, evitando que ele se estilhasse em caso de acidentes. Porém, apesar de parecer ser uma peça irrelevante do veículo, é preciso seguir leis rigorosas para a aplicação dessa película.
Diferente do que muitos pensam, infringir a lei e colocar insulfilm por completo nos vidros, além de dificultar a visão, pode acarretar em multas sérias. Afinal, o modo de uso do insulfilm está previsto por lei de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro e o Conselho Nacional de Trânsito.
Mas afinal, qual é o limite de insulfilm permitido por lei? Bom, a resposta para essa pergunta vai de acordo com o vidro escolhido, seja ele o para-brisas, vidros laterais ou traseiro. A porcentagem que vai em cada um é feita por um medidor que analisa a passagem da luz, o famoso luxímetro. Continue lendo e descubra a porcentagem permitida para cada local citado acima.
- Para-brisas: limite de 25%
- Vidros laterais: 72%
- Vidro traseiro: 72%
A explicação para isso é bem simples. Os vidros que não são utilizados para fazer manobras, como os laterais e traseiros, podem ter um uso maior de insulfilm. Diferente do para-brisas que, por influenciar diretamente na visão e direção do motorista, deve ter pouco insulfilm.
Se o motorista for pego violando uma dessas porcentagens e sem a devida autorização, ele pode ser parado, multado e obrigado a remover a película. Por isso, fique atento e, caso haja necessidade, troque o insulfilm do seu veículo para que ele esteja de acordo com a lei.