Um bichinho dentro de casa é muito mais do que só um animal de estimação: é um membro da família. Por isso, ao viajar durante as férias ou aos finais de semana, se o estabelecimento em que você for se hospedar permitir, é sempre importante levar seu melhor amigo com você. Afinal, assim como os humanos, eles também adoram uma diversão, né?!
Se você estiver planejando uma viagem de carro para o futuro (é importante manter o lockdown ainda) e quiser levar seu pet com você, é importante ficar atento a alguns cuidados importantes. Pensando nisso, listamos eles aqui para que você já organize tudo e mantenha seu animal em segurança. Vamos lá?
Cuidados veterinários
Antes de levar seu pet em uma viagem, é importante consultar um médico veterinário para saber se existe alguma doença ou não. Também é necessário observar se as vacinas estão em dias, principalmente, a anti-rábica, que é necessária para viagens nacionais e internacionais. Certifique-se de que seu animal pode tomar, ou não, algum remédio para enjoo ao decorrer da viagem – se for necessário.
Caixa de transporte
Primeiro que, é importante ressaltar que o motorista sempre deve estar de olho na estrada. Por isso, deixar o pet solto no banco pode tirar a concentração de quem está dirigindo. Além disso, o animal solto no carro pode gerar multa, apreensão do veículo e riscos à saúde dele (caso ocorra algum acidente de trânsito). A melhor opção então são as caixinhas de transporte. Para que o animal fique confortável, adquira uma caixa de transporte do tamanho ideal e que seja ventilada.
Paradas programadas
Assim como os donos, os animais também precisam ir ao banheiro. Por isso, faça paradas programadas para que o seu pet possa fazer suas necessidades. Ah, não se esqueça de recolher as fezes com um saquinho, ok?!
Alimentação
Para o animal, a dica em relação à alimentação pode ser um pouco diferente. Para evitar enjoos, não dê comida a ele durante as três horas que antecedem a viagem. Se for água, dê a ele pelo menos uma hora antes. E não se esqueça: quando chegar no destino final alimente o seu pet com o máximo de prioridade, aumentando um pouco a quantidade de ração e água para compensar.