O péssimo sistema de escoamento da água em ruas e avenidas do Brasil, principalmente, em período de chuvas fortes, é um dos responsáveis pelas grandes enchentes que acontecem no país. Essa situação é ruim tanto para quem está nas ruas, trafegando a pé ou com seu veículo, como para quem tá em casa que, na maioria das vezes, acaba perdendo móveis e eletrodomésticos (quando não acontece coisa pior, como desmoronamentos).
Para o motorista desprevenido que irá enfrentar um alagamento, os riscos de surgirem problemas no motor são altíssimos. Uma das consequências, por exemplo, é o famoso calço hidráulico, que consiste na entrada de água na câmara de combustão do veículo. Isso pode travar o motor ou, na pior das hipóteses, alguns componentes do carro podem rachar.
Outros problemas podem surgir e danificar o seu carro, como a quantidade exagerada de sujeira. Assim, só uma substituição dos bancos, tapetes e painel para consertar os danos. A capacidade de frenagem também ficará danificada, assim como o sistema elétrico, embreagem, correia e pintura.
Mas afinal, o que é preciso fazer para que esses problemas sejam evitados? Se você for pego de surpresa por uma enchente, existem alguns cuidados que podem evitar problemas muito maiores. Se o veículo morrer, por exemplo, deixe que ele continue assim. Desligar o ar-condicionado também ajuda, pois diminuirá a entrada de água no motor.
Se, infelizmente, você passar por uma enchente, não se preocupe! Os danos vão ser grandes, mas a recuperação é possível. Uma desmontagem interna geral pode ser necessária para retirar o excesso de água, juntamente com higienização do carpete, bancos, teto e portas.
Mas, por via das dúvidas, não andar de carro durante chuvas torrenciais é o melhor caminho para manter a vida útil do seu veículo!
Curtiu a dica? Siga-nos no instagram @sosbateria para ficar por dentro de mais conteúdos como esse!