Durante as últimas semanas, o aumento constante da gasolina fez com que os brasileiros repensassem a sua necessidade de usar o carro. Uma parcela da sociedade começou a usar os transportes públicos, como ônibus e metrô. Outras pessoas, com destinos mais próximos, optaram por fazer seus trajetos de bicicleta. Porém, para a grande maioria dos motoristas, o veículo próprio ainda é o melhor meio para ir trabalhar, buscar os filhos na escola ou fazer o mercantil.
Pensando nisso, hoje preparamos uma lista com alguns erros que podem estar fazendo você gastar mais combustível do que o necessário. Fique de olhos neles, evite-os e faça uma economia no seu bolso.
Não fazer a manutenção correta
A primeira forma de consumir menos combustível que o necessário é fazendo a manutenção correta do veículo. Infelizmente, poucos respeitam as datas impostas. É preciso fazer muito mais do que só trocar o óleo. Também é indicado trocar os pneus, filtros e velas nos prazos indicados.
Usar o carro em trajetos curtos
Usar o carro para realizar trajetos pequenos e, na maior parte do tempo, deixá-lo na garagem, também aumenta o consumo desnecessário de combustível. Isso acontece porque o motor trabalha mais na sua fase fria, que é quando o líquido de arrefecimento e o óleo ainda não atingiram a temperatura certa. Utilizar um serviço como o UBER, por exemplo, sai mais barato do que usar o veículo próprio para viagens curtas demais.
Não saber o trajeto correto
Essa é uma dica bem simples, mas que ajudará bastante a poupar combustível. Se precisar ir para algum destino desconhecido, opte por usar um GPS durante o trajeto. Se for possível, pesquise a rota antes mesmo de sair de casa. Afinal, ficar errando o caminho fará com que você gaste tempo e mais gasolina.
Fazer a “banguela”
Aproveitar uma descida para colocar a alavanca em ponto morto é um dos piores erros que o motorista, atualmente, pode cometer. Além de ser uma prática antiga, ela faz com que o carro consuma mais combustível do que o necessário. Isso porque, mesmo com o motor desacoplado do movimento das rodas, a injeção eletrônica continua injetando combustível para o funcionamento do motor.
Esses são alguns erros cometidos pela maioria dos motoristas. Não calibrar os pneus periodicamente e carregar peso extra no veículo também fazem com que o consumo de combustível seja maior. Nesse período em que o preço da gasolina vem crescendo constantemente, o mais correto é se prevenir e evitar esses deslizes para poupar o máximo possível.