O ar-condicionado é o aliado perfeito nos dias quentes, gerando conforto para quem precisa aguentar os momentos de intenso calor do verão. E é por este motivo que ele é um dos itens de maior preferência do consumidor brasileiro, na hora também de adquirir um veículo. Mas você sabe a diferença entre eles?
Ar-condicionado manual:
Este é o mais comum e simples de todos, e é aquele que está disponível na maioria dos automóveis. Nele, você pode regular a velocidade do fluxo de ar e também a temperatura, no entanto sem medidas precisas.
Ar-condicionado automático:
No modelo automático, temos a presença do termostato, que permite a escolha da temperatura que será automatizada pelo sistema.
Ar-condicionado automático de zonas:
Possui o mesmo princípio do automático (utilização do termostato), no entanto, possibilita que tanto motorista quanto passageiro possam estabelecer temperaturas diferentes, individualmente. Existem modelos, por exemplo, que possuem até 04 zonas de ventilação diferentes. Em sistemas mais completos, há saídas de ventilação também para o banco traseiro, e dependendo do modelo, estes também podem ser controlados individualmente.
É importante lembrar que apesar do tipo de ar-condicionado, alguns cuidados são necessários e devem ser aplicados da mesma forma em todos eles. É importante, por exemplo, verificar o filtro da cabine ou antipólen que eliminam as impurezas a bordo do carro ou dar a partida com o sistema desligado que evita que a bateria se descarregue mais cedo. Além de fechar todos os vidros quando ligá-lo para não deixá-lo sobrecarregado.