Entre um carro e uma moto, qual você escolheria? Pois é! A maioria das pessoas preferem o carro por questões de segurança. E é verdade! Um veículo de quatro rodas, além de ser mais confortável e comportar mais pessoas, é, realmente, mais seguro. Porém, a necessidade e a falta de dinheiro para investir neste automóvel, muitas vezes faz com que a compra de uma moto se torne prioridade, principalmente para quem trabalha com aplicativos de delivery.
Pensando nisso e na segurança desses usuários, listamos algumas dicas para que, junto com o uso do capacete, o uso da moto se torne mais seguro. São ações práticas e que podem ser realizadas, facilmente, durante o dia a dia. Vamos lá?
Cuidado ao frear:
Prestar atenção ao limite de velocidade é fundamental. Se acidentes feios podem acontecer com carros por causa de abuso de velocidade, com moto a situação pode ficar ainda pior! Afinal, você pode não conseguir manter a estabilidade do transporte e derrapar. Por isso, não ultrapasse os limites de velocidade e, ao frear, use os manetes e o pedal para manter a estabilidade. Manter uma distância segura dos veículos que estão à frente também ajuda. Caso você precise frear de última hora, não correrá o risco de chocar-se contra eles.
Atenção às leis de trânsito e sinalização:
O lugar onde mais acontecem acidentes, com certeza, são os cruzamentos. Para evitar que isso aconteça com você, é preciso estar por dentro de todas as leis e sinalizações do trânsito. Além disso, infringir as leis pode acarretar multas.
Faça manobras seguras:
Você sabia que a ultrapassagem deve ser feita apenas pela direita? Pois é! Isso evita acidentes e multas. Mas lembre-se: caso for fazer esse tipo de manobra, mantenha sempre uma distância segura de outros veículos, diminua a velocidade e esteja visível para outros motoristas.
Revise o estado da moto:
E por fim, fazer a revisão preventiva da moto constantemente. Confira a calibragem dos pneus e se a corrente de relação está frouxa ou apertada demais. Observe também se está tudo certo com o sistema elétrico, óleo, combustível, retrovisores e freios.