Imagine a seguinte situação: você está se preparando para ir ao trabalho e quando resolve ligar a sua moto, observa que ela não quer “pegar”. Você também não tem o costume de fazer uma inspeção periódica nos componentes do seu veículo de 2 rodas há bastante tempo.
E são casos como este que podem confirmar o fato de que a bateria de sua moto está fraca, desgastada, ou até pior, precisa ser trocada com uma relativa urgência.
Assim como acontece com as baterias de carros tradicionais, as baterias de motocicletas também possuem um tempo médio de validade que pode variar de um ano a dois anos e meio. Apesar de que existem alguns casos que extrapolam esta condição e durem bem menos do que esta estimativa.
Junto a isso, também se faz altamente recomendado que, todo e qualquer motociclista leve sua moto para realizar manutenções preventivas em sua bateria. Dessa forma, ela tenderá a funcionar por mais tempo e ainda, conferir um melhor desempenho ao dispositivo sob duas rodas em si.
Por último, temos a chamada “partida arrastada” que também pode se considerar um sintoma inerente à bateria fraca de sua motocicleta. Isto é, caso você sinta alguma dificuldade em a acionar por conta de alguns bloqueios ou obstáculos físicos que possam estar fazendo parte do processo, o sinal de alerta deve ser ligado. De qualquer forma, é importante lembrar que uma bateria desgastada dificilmente “volta a funcionar sozinha”.