Apesar de serem apaixonados por praia, sol e mar, a maioria dos brasileiros não gosta do grande calor que faz durante a maioria dos meses do ano. Por isso, usar o ar condicionado do carro, principalmente, em estradas urbanas e durante os horários de pico, se tornou algo tão fundamental para o conforto na vida das pessoas. Porém, para que ele continue funcionando normalmente, também é preciso ficar de olho na sua limpeza.
- Mas como fazer a higienização corretamente do ar condicionado do carro? Separamos cinco dicas para você ficar atento e evitar futuras dores de cabeça! Confira abaixo:
- Como está o funcionamento do ar condicionado? A correia do ar condicionado é importante para garantir que o ar condicionado funcione da forma correta. Por isso, primeiramente, é indicado verificar se ela está funcionando
normalmente. Afinal, a correia também é responsável por manter outros componentes trabalhando, como a bomba de água, bomba de direção hidráulica e o alternador. Observe se na correia existem rachaduras, dentes faltando ou até mesmo, observe se faz algum barulho estranho quando começa a funcionar.
- Verifique como está o radiador, filtro de cabine e o condensador do ar. Verifique o radiador e o condensador de ar. Observe se eles estão limpos ou se existe alguma sujeira neles. Afinal, se o condensador estiver sujo, isso pode acabar impedindo o fluxo de ar através da unidade. Também é importante analisar o filtro de cabine para saber se ele está limpo ou se irá precisar fazer a troca. Limpando o carro e as aletas do ar condicionado. Limpe as aletas do ar condicionado para retirar toda e qualquer sujeira ou poeira que esteja presente ali. É indicado usar ar comprimido para fazer essa limpeza. Também é aconselhado fazer uma limpeza completa do carro para que a higienização do ar
condicionado tenha melhores resultados.
Troque o filtro de cabine.
O filtro de cabine é um item exclusivo do sistema de ventilação do veículo e é o responsável
por evitar a entrada de sujeira. É preciso trocá-lo depois de limpar o carro por inteiro e antes
de fazer a higienização do ar condicionado em si. Assim, o sistema não sofrerá com sujeiras
presas no filtro do ar condicionado e não irá prejudicar na limpeza do carro.
Mas lembre-se: se o filtro estiver limpo, não precisa fazer a troca.
Ligue o ar no máximo e use-o com mais frequência.
Deixe o veículo fechado e ligue o ar condicionado com máximo de potência. Ao mesmo
tempo, use um spray higienizador ou uma máquina de higienização e deixe eles fazendo a
filtração do ar até que os produtos acabem. Após terminar a limpeza, é importante usar o ar
condicionado com mais frequência para que o sistema fique sempre lubrificado. Evitar que o
ar fique parado é importante para evitar o acúmulo de sujeira e odores.
Curtiu a dica? Siga-nos no instagram @sosbateria para ficar por dentro de mais
conteúdos como esse!