De início é importante citar que, de todos os componentes do som automotivo, a bateria é a mais importante, precisando assim ser de ótima qualidade e com uma amperagem suficiente para um funcionamento do sistema de som e especialmente estável. O ideal é que essas baterias destinadas ao som automotivo sejam homologadas pelo Inmetro, de marcas conhecidas e de boa qualidade.
Em relação à potência da bateria, a cada 1.000 WRMS do som automotivo, são necessários 100 amperes de bateria, e assim por diante. Se a amperagem for menor que a necessária , o som não terá seu limite alcançado. O ideal é sempre usar o que o manual indica.
Quanto aos cuidados, é importante lembrar de nunca deixar o alternador do carro carregando sozinho, ao invés disso, use sempre uma fonte automotiva. Caso o som fique ligado durante muitas horas, deixe ligado na tomada para preservar e prolongar a vida útil das baterias. Além disso, sempre confira a água e fluido da bateria e mantenha os terminais limpos, para que assim ela se mantenha preservada.