Você sabia que os freios do carro estão ligados diretamente à segurança do motorista e dos demais passageiros? Pois é! Por esse motivo é fundamental que esse sistema esteja sempre em boas condições de uso. Se você perceber algum barulho estranho no sistema de freios, então, provavelmente, algum problema pode estar surgindo e uma manutenção das peças acaba sendo mais necessária.
Pensando nisso, hoje listamos alguns problemas que podem surgir nessa área. Vale lembrar que, para ter uma certeza do que está causando esses barulhos estranhos no freio, é importante consultar um profissional de qualidade. Vamos lá?
Pastilha desgastada
Um dos barulhos mais comuns e escutados é o que lembra um assobio ao frear. Normalmente isso simboliza a pastilha de freio já desgastada e fina, necessitando ser trocada por uma nova. Afinal, um conjunto de pastilhas dura cerca de 20.000 a 30.000 km rodados.
Peças com qualidade ruim
Ao usar peças que não estejam de acordo com as especificações do fabricante ou que são de qualidade baixa, é normal que barulhos estranhos apareçam com o passar do tempo. Seja as pastilhas, discos ou até mesmo o fluído de freio: se qualquer um deles for de qualidade ruim, é possível que o barulho estranho seja resultante disso,
Disco empenado
Se além do barulho estranho, você também sentir uma vibração ao frear, então possivelmente algum disco está empenado. Como o sistema de freios funciona a uma temperatura muito alta, então se existir um choque térmico, é possível que ocorra um desgaste maior das peças, como os discos.
O fluído contaminado também pode ser o causador dos barulhos estranhos no sistema de freios. De qualquer forma, ao menor sinal de algo diferente relacionado ao carro, seja nos freios ou em alguma outra parte, vá a um profissional de confiança para resolver o problema.