A bateria de um carro é composta por várias placas de chumbo. Estas são abastecidas por uma solução eletrolítica, composta por ácido sulfúrico.
Quando é dada a partida no automóvel, ocorre uma reação entre essa solução, o óxido de chumbo e o chumbo esponjoso, que é por onde surge a corrente elétrica. O que acontece é que, nesse processo, a solução eletrolítica perde parte do ácido sulfúrico de sua composição.
Se assim ocorrer, a energia terminará, a não seja que a bateria seja recarregada. Por isso a utilidade do alternador. Ele transforma energia mecânica em energia elétrica, e sua fonte energética é o combustível que faz o motor do automóvel funcionar. o que resulta na geração de uma corrente elétrica contínua para alimentar a bateria do carro, que faz com que a concentração de ácido sulfúrico na solução eletrolítica aumente.
Como uma das funções da bateria é causar a faísca que liga o motor, a partir da ignição, temos uma situação curiosa, pois a energia química da bateria é transformada em energia elétrica, que produz esta faísca e permite a combustão interna do motor, a partir da mistura do combustível com o oxigênio. Após isso, a energia mecânica é produzida, fazendo com que o alternador se mova e resulte em energia elétrica para carregar a bateria, novamente.