Quem pode comprar carro PCD? Bom, para responder a essa pergunta, primeiramente, é preciso entender alguns pontos. O primeiro deles é: PCD é a sigla utilizada para Pessoa Com Deficiência. O segundo ponto é que o carro PCD nada mais é do que o carro voltado para pessoas com algum tipo de deficiência ou doença crônica que compromete a mobilidade e que possuem direito a isenção de impostos.
Se a pessoa com deficiência, além de ser a proprietária, também for a motorista, então é necessário uma CNH especial. É possível adquiri-la realizando as aulas em um veículo adaptado para a deficiência, seja da auto-escola, de parentes ou do próprio condutor.
Após retirar a habilitação especial, o motorista precisará ir à Receita Federal e entrar com um pedido para receber isenção do IPI e IOF na compra de um carro, podendo demorar até 72h para essa etapa ser concluída.
Porém, antes de comprar o veículo, é necessário pedir a isenção do ICMS. Basta ter uma carta da concessionária dizendo qual o veículo escolhido e, junto com os documentos pessoais e CNH, apresentar na Secretaria da Fazenda. Em até 15 dias, normalmente, este processo é concluído.
Como dito anteriormente, qualquer pessoa com doença ou problema que limite a locomoção, incluindo o ato de dirigir, pode solicitar uma CNH especial e entrar com o pedido de isenção dos impostos.
Algumas doenças e deficiências que possuem direito a um carro PCD são: nanismo, tendinite, mal de Parkinson, esclerose múltipla, artrite, artrose, paraplegia, diabetes e hepatite c.
Em relação ao melhor carro para PCD, não existe um em específico. O veículo ideal é aquele que atenda às necessidades do proprietário.