Ao dirigir é importante prestar atenção em duas coisas: no trânsito e nos detalhes que o veículo dá. Assim, você pode saber quando ele está com problemas ou não. A caixa de direção, por exemplo, passa o giro do volante para as rodas. Por isso, qualquer diferença ao guiar o carro deve ser verificada, para evitar assim, problemas maiores ou acidentes.
Pensando nisso, montamos uma lista com alguns sinais que podem simbolizar que o carro está com problemas na caixa de direção. Fique atento e, caso perceba algum dos sinais listados, vá a um mecânico de confiança e verifique a situação.
Ruídos
Se você escutar barulhos ou ruídos mais finos, principalmente em curvas mais acentuadas, é sinal de que a caixa de direção está com problemas. Isso porque, ao fazer esse tipo de manobra, o veículo não deve fazer barulhos. Equipamentos mais antigos, com o passar do tempo, podem apresentar algum tipo de ruído, mas, se o equipamento for moderno (direção hidráulica e elétrica), provavelmente existe um defeito aí.
Volante duro e manobras difíceis
Se você sentir que está tendo dificuldades para fazer manobras, como, por exemplo, a famosa baliza, pode ser um sinal de que a caixa de direção também está com problemas. Como o volante fica mais pesado, é importante verificar com um mecânico o mais rápido possível para evitar acidentes.
Volante vibrando
Vibrações no volante podem ser ocasionados por vários motivos, como problemas na suspensão, pneus com pouca calibragem ou falta de alinhamento e balanceamento. Porém, a caixa de direção também pode ter grande influência nessas vibrações.
Caixa de direção sem assistência
Popularmente conhecido como folga nas engrenagens, esse é um problema simples mas que precisa de um profissional para consertá-lo e que, normalmente, não cobra uma mão de obra barata, visto que terá que desmontar o equipamento por completo. É o problema mais comum que pode atingir a caixa de direção.